Israel e uma pitada de ironia histórica

Eu não sou anti-semita. Nem podia. Com um avô de nome Isaac, seria um tiro no pé, não? Além disso todos sabem como prezo o estudo do Talmude e da Kabbalah, pelo que o respeito que tenho pelas tradições mais fundamentais desse povo é muito grande.

Contudo, há coisas que me deixam a pensar.

Do “Correio da Manhã”, algures este Janeiro:

.

“Israel constrói novo muro

 

O governo israelita pretende criar um muro nas suas fronteiras com o Egipto para impedir a entrada de terroristas e imigrantes ilegais. Esta iniciativa irá custar cerca de 400 milhões de euros ao Estado de Israel.

De acordo com Benjamim Nentanyahu, o primeiro-mimistro israelita, o muro terá seguranças e câmaras de vigilância espalhados pela fronteira.

O chefe do Executivo quer combater a afluência de ‘trabalhadores ilegais’ no país, que continuará, no entanto, a receber pedidos de asilo. Segundo o ministro do Interior, existem cerca de 300 mil trabalhadores ilegais a residir em Israel.

Esta é a segunda vez que Israel decidide erguer um muro nas fronteiras do seu território para travar a entrada de estrangeiros, tendo já criado uma barreira entre Jerusalém e a Cisjordânia.”

.

.

Não posso deixar passar a ironia. O mesmo povo que foi massacrado no Holocausto Nazi, que sofreu as agruras dos Campos de Concentração, hoje, devido à paranóia patológica dos seus dirigentes, está cada vez mais enclausurado entre paredes e arrisca-se – a continuar esta política de irracionalidade histórica – a viver cercado de muros por todo o lado.

E essa é a principal ironia da História. Desta vez, o Campo de Concentração, fechado a arame farpado, é construído pelos próprios…

Vá-se lá entender…

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s