Uma Foto – iii

Um dos meus passatempos é a fotografia. E as viagens, claro. Adoro viajar. Quando os dois se juntam, ficam memórias muito interessantes. Tenho tido o prazer de visitar locais verdadeiramente excepcionais, muitos dos quais não se conseguem traduzir numa fotografia. Como mostrar a impressionante Catedral Cátara de Lombrives, sala subterrânea com um volume superior ao da Catedral de Notre-Dame em Paris e que serviu de refúgio para os Cátaros fugidos de Monségur? Como transmitir numa foto o abismo impressionate do Castelo Templário de Algoso, em Trás-os-Montes, bastião inexpugnável construído por Mestre Gualdim Pais?

Contudo, mesmo tendo em conta a limitação do meio fotográfico, e a minha como simples amador, vou deixando aqui no blog algumas das imagens interessantes, pitorescas, simbólicas, numa palavra, as imagens que me prenederam o olhar, ao largo de algumas dessas viagens.

iii. Imagem da Nossa Senhora do Leite, num retábulo do altar da Igreja de Malta, em Malta (Macedo de Cavaleiros), Trás-os-Montes. Esta imagem é muito interessante por vários motivos. Desde logo Nossa Senhora do Leite é uma imagem algo rara, que podemos encontrar muito relacionada com os Templários. Embora apócrifa, uma em forma de escultura adorna o altar de Santa Maria do Olival em Tomar. A Sé Catedral de Braga confina com uma antiga Rua da Nossa Senhora do Leite, reminiscência de um culto medieval, do tempo em que o futuro Mestre Gualdim Pais – nascido a poucos quilómetros em Amares – frequentaria aquelas vielas. Fulcanelli fala-nos do simbolismo do Leite da Virgem no seu “Mistério das Catedrais”, o que dá uma dimensão Alquímica importante a esta representação iconográfica da Senhora e do Menino. Mas esta imagem em particular chama a atenção por outro motivo. Note-se a representação da Senhora envolta por uma membrana quasi uterina, em forma de ovo, a qual irradia chamas douradas. Muito sugestivo. Mais alguém acha interessante?

Anúncios

One thought on “Uma Foto – iii

  1. Pingback: De Viagem Mai Uma Vez « Um Blog Universátil

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s