À Procura da Maçonaria em Hollywood

Enquanto estive em Los Angeles a curiosidade moveu-me a procurar traços da Maçonaria na cidade. São muitos. Basta estar atento. Hollywood especialmente tem sido uma cidade onde Maçons empreendedores têm singrado ao longo de décadas. Grande número dos mais antigos donos de estúdios e mesmo actores famosos da época do cinema mudo foram membros da Ordem. Ainda hoje é vulgar a indústria do entertainment premiar os seus melhores no maçónico Shriners Auditorium (incluindo Óscares, Grammys e Emmies). Os Shriners são uma Ordem para-maçónica que está apenas aberta nos Estados Unidos a membros dos graus 32º e 33º do Supremo Conselho Americano. São conhecidos pelos típicos chapéus “fez” e pelas paradas em que se vestem de palhaço para conseguir fundos para os seus Hospitais de queimados. Há quem diga que Ronald McDonald – o palhaço da McDonalds – é de inspiração Shriner. Podem ver uma parada Shriner, por exemplo, no filme de Coppolla “Peggy Sue Got Married”.

Assim, vamos fazer um périplo curto por alguns lugares, Lojas e Maçons famosos do passado e presente, baseando-nos mais em imagens do que em textos, como é hábito na cidade do cinema.

LUGARES

Podemos começar logo em Hollywood Boulevard, mesmo em frente aos famosos Chinese Theatre (famoso pela passadeira vermelha das estreias dos grandes blockbusters) e do Kodak Theatre (muitas vezes lugar dos Óscares e ultimamente de American Idol), em pleno Passeio da Fama, com estrelas de famosos incrustadas no chão. Aqui mesmo temos o teatro onde Jimmi Kimmel (concorrente na ABC do humorista Jay Leno) grava actualmente o seu talk-show diário. A arquitectura exterior não deixa enganos, menos ainda se atentarmos à frase ainda hoje visívek no baixo relevo sobre uma fileira de colunas: “A Maçonaria constrói Templos nos corações dos homens”. Este local, cuja construção terminou em 1921, hoje chamado Capitan Entertainment Centre, que inclui 2 teatros e uma mega-store da Disney, foi um dos primeiros Templos Maçónicos de Hollywood.

Aqui reunia a a RL Hollywood/West-Valley, #355 da Grande Loja da Calofórnia (hoje recolocada umas milhas mais a norte). Foi seu primeiro VM Gilbert Stevenson, proprietário dos férteis campos de limoeiro onde hoje se encontram os teatros mas que reunia na época (1903) numa sala modesta da sua quinta. Acabaria por vender alguns lotes ao Irmão de Loja Charles Toberman – que os historiadores consideram o verdadeiro “pai de Hollywood” – o mesmo que desenvolveu a exploração imobiliária da cidade e mandou colocar nos montes a norte as letras que são hoje um ícone.

O Irmão Toberman (VM da Loja em 1914), acabaria por mandar construir o Teatro Egípcio (na mesma Hollywood Boulevard), o famoso Hollywood Bowl, e o Templo de que falamos, todos de reconhecida inspiração maçónica. Para desenhar o edifício contratou o reconhecido Arquitecto (e Irmão da Loja), John C. Austin, igualmente autor do Shriners Auditorium, do City Hall de Los Angeles e do Griffith Observatory, onde as linhas de inspiração maçónica são também claras, tendo-se tornado ícones reconhecidos internacionalmente.

Teatro Egípcio em Hollywood Boulevard, junto ao Passeio da Fama

Los Angeles City Hall.

O Observatório Griffith

Nos Estados Unidos é vulgar as Lojas serem detentoras quer isoladamente, quer em pequenos grupos, de centros maçónicos com um Templo e diversos serviços associados. Assim se passa em Los Angeles, onde, em vários locais, podemos ver edifícios com traços maçónicos claros.

Uma Loja no Google Maps Street View

Outra

Outra

A Grande Loja da Califórnia em Los Angeles esteve sediada no seguinte edifício.

Antiga sede e museu da Grande Loja da Califórnia em Los Angeles

Detalhe da fachada norte

Lamentavelmente o declínio no número de membros e a crise económica fizeram com que a Maçonaria californiana tivesse de abandonar o edifício e o tenha hoje à venda.

GENTE

Aqui segue uma lista de Maçons do passado e do presente que fizeram nome em Hollywood:

Al Jolson, estrela do primeiro filme sonoro “The Jazz Singer”; Bob Hope, conhecido comediante;  Cecil B. DeMIlle, Realizador de épicos como “10 Mandamentos”, “Ben Hur”, “Cleópatra”, etc.; Douglas Fairbanks, uma das primeiras estrelas do cinema mudo; Branson Pinchot, o conhecido Balki da série “Perfect Strangers” e a mea-estrela Clark Gable.

Don Rickles, comediante (ainda vivo); Harry Houdini, ilusionista; Glenn Ford; Ernest Borgnine; Harpo Marx; Gary Burgoff (ainda vivo), da série M*A*S*H* e mais recentemente cinema; Harold Lloyd, estrela do cinema cómico mudo.

Oliver Hardy (da dupla Bucha e Estica); Roy Rogers; W.C. Fields; Louis Meyer, fundador da MGM; Richard Prayor, comediante; Nat King Cole e Mel Blanc (a voz dos desenhos animados da Warner, incluindo Bugs Bunny).

Michael Richards, o “Kramer” de Seinfeld (ainda vivo); Peter Sellers; Kris Christofferson (ainda vivo); Rip Torn (ainda vivo); Neil Diamond (ainda vivo); Leonard Cohen (ainda vivo); Telly Savalas e John Wayne.

Leonard Cohen é membro activo da Loja Ionic Composit, nº 520 da Grande Loja da California, de que foi VM em 1993. Em 1994 iniciou um retiro num mosteiro Budista e foi ordenado Monge Budista em 1996. Ver: Site da Loja de Leonard Cohen

Advertisements

9 thoughts on “À Procura da Maçonaria em Hollywood

  1. Boa reportagem! … Mas isto de agora virar artista de cinema…. veja lá se não perde a humildade ou outra coisa qualquer
    Abraço

    • Desculpe lá, Cândido, mas não posso comentar… Para isso tem de falar como meu agente. É o preço da fama [*suspiro*]. Agora que assinei com a Sony Pictures um contrato para usarem a minha imagem como espectador de um jogo de baseball com o Brad Pitt, não posso ter a minha foto tirada nem em casamentos! Pelo menos não à borla!…

  2. Caro luismatos
    enquanto não chega a NY para mudar o tema, aproveito para lhe perguntar se aí a devoção faz parte dos principios da maçonaria como se vê nas suas fotos. Abraço 4u

    • Viva luismatos
      Peço desculpa por não me ter explicado como devia.
      Referia-me ás fotos da fachada norte da antiga sede da GL da Califórnia onde estão
      4 blocos gravados com Libert .Equal. Fratern. e Devotion. So easy Abraço

  3. Maravilha de fotos, gostaria de saber como conseguir uma doação para a ARLS FILHOS DE ADONAI 2928, para ajudar na construção do Templo Maçonico cujo valor da obra está orçado em R$ 50.000,00.

  4. Pingback: Esoterismo em Hollywood – Indiana Jones - In Hoc Signo - Hermetic Institute

  5. Irm LUIS DE MATOS. Gosto do trabalho quer quanto ao texto quer quanto às fotos. Um e as outras são muito úteis para os trabalho que neste momento desenvolvo. Contudo, comentário pròpriamente dito só poderei fazer depois de falar consigo. Um abraço

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s